< Laboratórios

 . 

LIFE - Centro de Pesquisa Integrada em Nanomedicina - CNanoMed


PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PRPI

Galeria de Imagens

Dados Gerais

Apresentação

CNanoMed é um centro de pesquisa multidisciplinar, com o propósito de nuclear pesquisadores de diversos institutos da UFG (IF, FF, ICB, IPTSP, EVZ, entre outros), e o objetivo de desenvolver produtos inovadores com foco em terapêutica, diagnóstico e prevenção (vacinas) para saúde humana e animal usando nanotecnologia. O Centro conta com equipamentos de imagem (MRI e FMT) visando apoiar estudos pré-clínicos de alto impacto, com ou sem nanotecnologia, que possam aumentar o impacto da pesquisa e inovação, além de acelerar uma possível transferência de nanotecnologia para o setor industrial.

O CNanoMed possui dois equipamentos principais: (i) Sistema de imagem por Ressonância Magnética Nuclear (MRI) de 1T e (ii) Tomógrafo de Fluorescência Molecular (FMT) que opera no infravermelho próximo (635 – 850 nm). Esses equipamentos permitem imagem de pequenos animais (camundongos – FMT e MRI, e ratos com até 250 g – MRI). O MRI possui aplicações em diversas áreas de pesquisa básica e aplicada. No momento, há projetos em desenvolvimento nas áreas de Nanomedicina Térmica, Oncologia, Cardiologia e Neurologia, mas o laboratório está aberto para atender outras demandas da comunidade. O FMT permite fazer imagens tridimensionais de marcadores fluorescentes no infravermelho, e possui 4 lasers de excitação (635 nm, 680, 750 e 790 nm).

O equipamento de Imagem de Ressonância Magnética para pequenos animais (camundongos e ratos – até 250 g) (Marca: Aspect Imaging; Modelo: M7 MRI Compact Imaging system for imaging of mice and rats) possui um sistema opera em 1T e contém uma bobina para cérebro de camundongos (25 mm de comprimento e 23 mm de diâmetro), uma bobina para o corpo de camundongos (80 mm de comprimento e 30 mm de diâmetro) e uma bobina elíptica para o corpo de ratos (90 mm de comprimento e 60 mm de diâmetro). Acessórios: sistema de anestesia à base de isofluorano, sistema de monitoramento fisiológico e software VivoQuant para análise de imagens. O sistema permite a aplicação de diversas sequências de pulso de RF, podendo ser utilizadas para imagens do tipo T1, T2, entre outros. A técnica permite a imagem de forma não-invasiva de órgãos/tecidos de pequenos animais, ou amostras diversas limitadas as dimensões das bobinas.

O equipamento de Tomografia por Fluorescência Molecular para camundongos e ratos (Marca: Perkin Elmer; Modelo: FMT 1500, com upgrade) possui um sistema que contém 4 canais de excitação, 635, 680, 750 e 790 nm. Essa técnica permite a visualização de marcadores fluorescentes dentro do animal, inclusive a realização de tomografia do fluoróforo.

 

Condições de uso

O laboratório é aberto a estudantes e pesquisadores da UFG e de outras instituições de ensino e pesquisa, mediante contato prévio com a coordenação para verificação da disponibilidade e agendamento. Os custos de utilização do laboratório para pesquisas são analisados caso a caso. Realiza-se parcerias P&D com empresas e instituições públicas e privadas que tenham interesse. Como MRI possui diversas aplicações científicas e tecnológicas, há a possibilidade de expandir para outras linhas de interesse, inclusive fora da área de Saúde. O laboratório presta serviço nas áreas relacionadas às pesquisas sendo necessário discutir sobre essa possibilidade com o Coordenador do Laboratório. Áreas distintas mas com interesse de realizar imagem por ressonância magnética também podem ser exploradas.

Linhas de Pesquisa

Nanomedicina
Oncologia
Cardiologia
Neurologia
Nanomedicina Térmica
Nanotecnologia Farmacêutica
Outras linhas de pesquisa do CNanoMed são definidas por seus usuários.

Equipe

Nome Função Lattes
Andris Figueiroa Bakuzis
Coordenador
Eliana Martins Lima
Colaboradora
Sebastião Antônio Mendanha Neto
Colaborador
Mauro Cunha Xavier Pinto
Colaborador
Carlos Henrique de Castro
Colaborador
Ms. Marcília Pavam Gonçalves
Técnica

Equipamentos

Equipamento Foto
(1) Equipamento de Imagem de Ressonância Magnética para pequenos animais (camundongos e ratos – até 250 g). Marca: Aspect Imaging; Modelo: M7 MRI Compact Imaging system for imaging of mice and rats.
IMG_2375.JPG
(2) Equipamento de Imagem de Ressonância Magnética para pequenos animais (camundongos e ratos – até 250 g). Marca: Aspect Imaging; Modelo: M7 MRI Compact Imaging system for imaging of mice and rats.
IMG_2385.JPG
(3) Equipamento de Imagem de Ressonância Magnética para pequenos animais (camundongos e ratos – até 250 g). Marca: Aspect Imaging; Modelo: M7 MRI Compact Imaging system for imaging of mice and rats.
IMG_2383.JPG
(4) Equipamento de Imagem de Ressonância Magnética para pequenos animais (camundongos e ratos – até 250 g). Marca: Aspect Imaging; Modelo: M7 MRI Compact Imaging system for imaging of mice and rats.
lab_test.png
Bobina do equipamento de Imagem de Ressonância Magnética para pequenos animais
IMG_2388.JPG
Visão frontal do equipamento de Imagem de Ressonância Magnética para pequenos animais
IMG_2394.JPG
Equipamento de Tomografia por Fluorescência Molecular para camundongos e ratos. Marca: Perkin Elmer; Modelo: FMT 1500, com upgrade.
lab_test.png

Contatos

Contato Telefone(s)
Coordenação
62 3521-2700

Informações Complementares

Endereço
Universidade Federal de Goiás Campus Samambaia Parque Tecnológico Samambaia Rodovia R2, n. 3.061 Edifício LIFE
Cidade
Goiânia
CEP
74045-155
Ir para ListaEditar Item