Código do pedido/registro
BR 51 2023 002477 5
Título
IsoPuzzle: jogo sério para ensino de isometrias na educação básica.
Imagens
Resumo
Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento do jogo educativo interdisciplinar, criado para auxiliar o ensino de matemática para alunos do ensino médio. Com o objetivo de solucionar a falta de interesse e de foco dos alunos em relação aos conteúdos ministrados em sala de aula, o jogo utiliza uma abordagem lúdica, cativante e informativa. Para a criação do jogo, foi adotada a metodologia PEED (Promoção do Envolvimento de Especialistas de Domínio), supervisionada por uma professora doutora em matemática, especialista no conteúdo abordado pelo jogo: isometria e as transformações isométricas. O Game Design Document (GDD) foi estruturado utilizando uma abordagem específica para jogos educativos. A ferramenta escolhida para o desenvolvimento do jogo foi a Unity engine. O resultado do projeto foi a implementação do jogo digital educativo móvel: IsoPuzzle, que não somente emprega de forma lúdica os conceitos matemáticos da isometria, mas também introduz o aluno à cultura africana, por meio dos símbolos Adinkras.
Tipo do Pedido/Registro
Programa de Computador
Observações
Categoria(s)
Educação
Objetivo da UFG
Licenciamento
Situação
Concedido/Registrado
Inventor(es)
  • Sergio Teixeira De Carvalho
  • Luciana De Oliveira Berretta
  • Jaqueline Araujo Civardi
  • Thiago Emanuell Vieira Moura

Estágio que se encontra a tecnologia (TRL)
TRL 1 - Princípios básicos observados e relatados
Unidade/Orgão
INSTITUTO DE INFORMÁTICA INF
Data do depósito
18/08/2023
Arquivo do INPI/Outros
Palavras-chave